Para todos os recém-formados e profissionais da área de TI que almejam atuar com gestão/gerenciamento de TI, uma das grandes dúvidas é: em que certificações devo investir? Por onde devo começar?
Confira a sugestão baseada no história profissional de Renê Chiari, extraída de um de seus textos.
Se você pretende ter uma visão abrangente e estar por dentro das melhores práticase das normas de mercado a curto prazo e com um investimento baixo-médio, a melhor opção é investir nas certificações “de entrada”, ou nível Foundation.
Esta certificação valida o conhecimento sobre terminologia, estrutura e conceitos e princípios fundamentais descritas pela ITIL®.
Para quem não conhece, a ITIL® é uma biblioteca de práticas de gerenciamento de serviços de TI (ou popularmente gestão de TI, como preferir) que condensa um amplo conhecimento sobre Gerenciamento de Serviços de TI como disciplina.
Recomendo que você considere esta certificação como a primeira opção de investimento, pelas seguintes razões:
Pessoalmente, posso afirmar que a minha carreira nessa área começou a partir do momento em que eu tirei a minha certificação ITIL® Foundation, em 2006. A certificação abriu portas para que eu pudesse evoluir profissionalmente e atingir os resultados que eu esperava.
A ISO/IEC 20000 é a primeira norma que define requisitos de qualidade exclusivamente para o gerenciamento de serviços de TI. Na prática, esta norma certifica que a empresa utiliza as melhores práticas recomendadas pela ITIL®.
Recomendo esta certificação como um segundo objetivo de investimento, pelas mesmas razões que eu citei para a certificação ITIL®, e adicionalmente:
Adicionalmente você pode estender seu horizonte para a governança de TI, através da certificação COBIT 5 Foundation. De forma complementar as duas outras certificações, aqui existe uma visão mais generalista da governança de TI , uma visão executiva e focada em resultados (outcome measures).
Evangelista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT. Construiu sua carreira em grandes corporações do ramo de TI e consultorias especializadas, atuando como consultor e instrutor em dezenas de projetos. É um dos fundadores do ITSM na Prática. Tem dezenas de artigos publicados e é autor do pocket book “ITIL na Prática: Gerenciando Problemas de Infraestrutura e Serviços de TI”.