Certificações em Gestão de TI valem a pena? Por onde começar?

junho 18, 2015suporte@f5midia.com.brBlogSem comentários

Para todos os recém-formados e profissionais da área de TI que almejam atuar com gestão/gerenciamento de TI, uma das grandes dúvidas é: em que certificações devo investir? Por onde devo começar?

Confira a sugestão baseada no história profissional de Renê Chiari, extraída de um de seus textos.


Se você pretende ter uma visão abrangente e estar por dentro das melhores práticase das normas de mercado a curto prazo e com um investimento baixo-médio, a melhor opção é investir nas certificações “de entrada”, ou nível Foundation.

ITIL® Foundation

Esta certificação valida o conhecimento sobre terminologia, estrutura e conceitos e princípios fundamentais descritas pela ITIL®.

Para quem não conhece, a ITIL® é uma biblioteca de práticas de gerenciamento de serviços de TI (ou popularmente gestão de TI, como preferir) que condensa um amplo conhecimento sobre Gerenciamento de Serviços de TI como disciplina.

Recomendo que você considere esta certificação como a primeira opção de investimento, pelas seguintes razões:

  • É pré-requisito para a maioria das vagas em TI.
  • É adequada para diferentes perfis de profissionais de TI, como service desk, suporte técnico, operações, datacenter, desenvolvimento, consultoria, treinamento, etc.
  • Exige um investimento relativamente baixo
  • Pode ser conquistada em um curto período (2 semanas)
  • É pré-requisito para os programas mais avançados de certificação (ex: ITIL® Expert)
  • Facilita o preparo para outras certificações da área, como ISO2000 e COBIT

Pessoalmente, posso afirmar que a minha carreira nessa área começou a partir do momento em que eu tirei a minha certificação ITIL® Foundation, em 2006. A certificação abriu portas para que eu pudesse evoluir profissionalmente e atingir os resultados que eu esperava.

ISO/IEC 20000 Foundation

A ISO/IEC 20000 é a primeira norma que define requisitos de qualidade exclusivamente para o gerenciamento de serviços de TI. Na prática, esta norma certifica que a empresa utiliza as melhores práticas recomendadas pela ITIL®.

Recomendo esta certificação como um segundo objetivo de investimento, pelas mesmas razões que eu citei para a certificação ITIL®, e adicionalmente:

  • Se o candidato já for certificado em ITIL® Foundation, pode realizar o exame ISO/IEC20000 Foundation Bridge, que exige menos tempo de estudo e tem um exame mais simples (30 minutos de duração, 20 perguntas. Sendo necessário acertar 65%).
  • As grandes empresas de TI são certificadas, e consequentemente preferem contratar profissionais que tenham conhecimento da norma.
  • Diferencial competitivo com outros candidatos que tenham somente a certificação ITIL® foundation
  • Maior compreensão da disciplina de gerenciamento de serviços de TI, uma vez que a norma enfatiza a importância de um Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) e do valor e da aplicação do ciclo PDCA.

 

COBIT 5 Foundation

Adicionalmente você pode estender seu horizonte para a governança de TI, através da certificação COBIT 5 Foundation. De forma complementar as duas outras certificações, aqui existe uma visão mais generalista da governança de TI , uma visão  executiva e focada em resultados (outcome measures).

Fonte

Texto de Renê Chiari

Evangelista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT. Construiu sua carreira em grandes corporações do ramo de TI e consultorias especializadas, atuando como consultor e instrutor em dezenas de projetos. É um dos fundadores do ITSM na Prática. Tem dezenas de artigos publicados e é autor do pocket book “ITIL na Prática: Gerenciando Problemas de Infraestrutura e Serviços de TI”.

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